quinta-feira, agosto 27, 2009

“EU AMO O MUNDO QUE ODEIO" *




«Aqui estou eu...só, dentro e fora de mim, último passageiro da minha noite interior.»
É o que diz Al berto

Eu... digo que andamos sempre distraídos!

* do poema As Cinzas de Gramsci (1957) escrita pelo poeta e cineasta italiano Pier Paolo Pasolini

quinta-feira, agosto 20, 2009

Partida com regresso corrido

Percorrem-se os dias com a pressa de chegar a um sítio diferente, a um lugar com outras caras, novas hipóteses de poder ser um pouco mais do que se é. Corre o tempo, correm as pernas na esperança de um "lugar ao sol", ainda que por tempo limitado. Horários, roupa fresca e suja, comida e gargalhadas entre o pó do chão seco e já tão cheio de pegadas que contam histórias...

É altura da partida! Partida para a partida de uns dias diferentes e cheios, partida do cansaço que teima em permanecer no corpo mole e desgastado dos dias e das horas rotineiras e longas de dias e dias corridos entre tudo e todos os de sempre.
É hora de partida para o colo seguro daqueles que são eternamente marcados e tecidos,desenhados na vida.

Partida à espera de uma chegada diferente e, a aguardar uma partida com destino ao "regresso" da rotineira vida com aquele lugarm aquelas caras e todas as pequenas grandes mudanças que, um tempo afastada, podem trazer... e trarão.

Até já!!

quinta-feira, agosto 13, 2009

Dias

Abre-se a porta... a sala está diferente...vazia! Um ambiente morno e acolhedor fica guardado depois de se ouvir a porta fechar. Guarda-se o silêncio! São poucos os momvimentos rotineiros que cobram ao corpo um som invasivo naquele espaço.

Poucos minutos depois,o toque da campainha começa a ser o sinal da chegada, a melodia de alerta da quebrado silêncio, que dá lugar a vozinhas familiares e engraçadas,nem sempre, começam a preencher o espaço (que cada vez se torna mais pequeno pela correria e brincadeira).

Ouve-se música de fundo misturada com os brinquedos a escorregar no chão, comos gritos que dão voz a tudo o que se passa para além do pequeno grande mundo da imaginação. Consegue-se divagar por entre tudo... a cabeça viaja com uma imagem de fundo em movimento e com as interrupções de chamadas de atenção...



quarta-feira, agosto 12, 2009

Escrevo porque não sei dançar como a Pina Bausch...



Há quase que um extase místico no compasso em que o pé se levanta voluoptosamente do chão..
Faz-me muito lembrar o que David Mourão Ferreira disse um dia. Que ter raízes é saber voar.

E assim, deliosamente em surdina, desnuda-se a melodia na acústica do sentir...

Um dia, hei-de descalçar a timidez, derrubar as paredes do meu corpo e estender a minha sombra no terraço... Deixar-me assim...conduzida pela Mazurca, mergulhando na noite enquanto cheira a céu estrelado!

segunda-feira, agosto 10, 2009

Calendário acelerado

Contar o tempo...

a vida está marcada por uma agenda que tem imensas datas definidas como especiais/importantes. São estas que fazem dos dias do nosso calendário tão especiais. Comemorar datas importantes, recordar os amigos que vão entrando, passando e saindo da nossa vida... acabamos por ter muitos dias importantes e especiais em cada ano novo que chega e que parte.

Contar o tempo...

com os olhos posto no futuro. Passa igualmente pelos acontecimentos que estão por chegar e, desejamos ansiosamente rasgar os dias do calendário até ao dia e hora "daquilo".


É quando contamos o tempo, quando olhamos para trás e para a frente que conseguimos entender por onde andámos, no que nos vamos tornando, o que vamos aprendendo e a capacidadeque temos de saber viver e reviver cada coisa. Um leque de histórias, amores e desamores, mundos de magia, realidade... os eternos desafios e opostos que fazem sempre parte do que chamamos de vida e de tempo.


O calendário tem uma permanente tendência a aceleraro processo das coisas quando nos fazem sentir realmente bem, a velha história de o que é bom acaba depressa... realidade pura!
Vai-se contando histórias enquanto se rasga mais um dia do calendário de uma vida que, nunca se sabe quando chega ao fim.

Há alturas em que...

"O sonho cria fantasmas e não marca pontos na realidade!"