quarta-feira, agosto 06, 2008

obSERvar


Muitas vezes dou por amim a observar... única e simplesmente a deixar-me fixa em alguém ou alguma coisa que me prende de tal maneira que nem dou por mim.
Muitas vezes percorri atentamente. ainda que com rapidez, diversas caras sorridentes ou concentradas em qualquer coisa.

Incrível como às vezes também observo uma imagem que a minha mente cria, com total pormenor e gestos de alguém a fazer alguma coisa ou a reagir "do outro lado"... como se passasse mesmo na minha frente, real!

Tento por vezes "perder o meu tempo" a observar aquilo que têm sido os meus dias, os meus meses, e curtos anos. Passados que permanecem presentes e me dificultam a observar aquilo que será um futuro ou me vendam os olhos para aquilo que me espera mesmo em frente. Caminhar no escuro é, de longe, uma acção agradável e que me deixa bem. É mesmo difícil confiar nos instintos e nos sentidos que achamos apurados mas, nem sempre o são.

Imagino-me numa sala escura, em que nem um fio de luz é capaz de entrar. Conseguimos imaginar tudo o que quisermos mas que, no fundo, pode não passar da imaginação e a sala fechada e tão escura, como o que é não ver, ser tão vazia como aquilo que se pode sentir naqueles dias em que apetece fechar a porta do quarto e fingir que o mundo não corre enquanto não sairmos dali.
É difícil saber se podemos dar 3 passos largos e confiantes, porque não se sabe se ao 2º batemos de cara na parede; É difícil não esticar as mãos para sentir as coisas antes de nos cairem em cima.

"É obrigatório crescer!"
Bem dita esta minha frase desde à uns tempos.
Sente-se o peso das palavras nos dias que vão passando e assombrando a proximidade de um futuro inesperadamente inesperado e desconhecido! Acreditar é bom mas não chega para tudo! A questão passa por... acreditamos em quê até quando?!

Observar passa por procurar então esse acreditar, por procurar essa imagem visual, por acreditar que o escuro tem saída, ainda que com cabeçadas, tropeções, ...
é preciso conseguir acreditar que a bonança vem... quando...??

Ninguém sabe...

Sem comentários: