quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Pro-cura


A vida vai passando por uma constante procura. Procuramos por coisas, por momentos, por pessoas, por vontades...
Procuramos emprego, casa, o melhor destino de férias, ...
Passamos o tempo a procurar a melhor forma de estarmos, connosco e com os outros. Curioso que facilmente, as coisas boas que encontramos nos fazem esquecer rapidamente o mal que antecedeu. A verdade é que poucas são as vezes em que damos conta que o que nos é difícil passar é exactamente aquilo que nos faz crescer e avançar com maior firmeza nos tempos que se avizinham.
Procuramos o melhor sorriso, o mais aberto e coberto de luz, o caminho com mais sol quando, na realidade, ainda não conseguimos entender o que nos deixa às escuras e por caminhos desconhecidos. Sabemos o que queremos mais mas pouco tentamos entender o porquê de não querer outras coisas. Dedicamos mais tempo à procura do que é luz e caminho do que propriamente a entender o que nos assusta, o que nos amedronta e prende. É mais difícil admitir os medos e enfrentá-los do que ingorá-los e avançar.

Arriscar implica ter disposição para o fazer! Arriscar uma procura de algo maior e com força; ou simplesmente, a disposição de saltar sem saber onde se vai fazer a aterragem. Procuramos sempre aquilo que achamos melhor, mas nem sempre o poderá ser.

"Pro-curamos curar" as nossas dores e dificuldades no caminho...
Nem sempre encontramos o que queremos. Outras vezes procuramos qualquer coisa que não sabemos bem o que é até tropeçarmos "nisso".

Podemos também não procurar e sermos procurados, encontrados...

4 comentários:

António Valério,sj disse...

Que texto bonito ana =)Na vida passa-se tantas coisas, que corremos o risco de as ver passar sem as fazer nossas, tens mesmo razão. Querer agarrar a vida com as mãos é um risco, mas de outro modo não teríamos alegria profunda no que nos acontece. Obrigado pelas visitas, ja tinha saudades, e continuo com saudades tuas =) beijinho*

Unknown disse...

ser encontrados também é fantástico. :)
beijinho =)

Caramela disse...

Procurar é sem dúvida encontrar!Para mim o caminho da procura, é o da vida... porque sempre vivemos procurando... e de uma coisa é certo quem procura sempre encontra!

Maria disse...

procurar...

também a densidade do sentimento que todas as descobertas nos suscitam...

;)