quinta-feira, janeiro 05, 2012

Um baú especial


Havia uma menina que procurava alguma coisa. Corria de um lado para o outro, desorientada à procura de qualquer coisa mas... era o quê?! Procurava um baú, alguém lhe dizia que era ali que se guardavam coisas que eram mais velhas mas que não se queriam perder, guardavam-se coisas que não se usavam mas que se queriam guardar...ela procurava o sítio ideal para GUARDAR. Não sabia por onde começar, há tantos baús por aí!!!
Dava consigo a pensar:

- Há os baús das histórias dos piratas e dos tesouros que moram no fundo do mar, dentro de um barco que afundou ou...apenas no fundo do mar; há os baús de coisas velhas que mora no sotão empoeirado de casa das pessoas e que guardam coisas desde o tempo em que a avó era menina (mas agora é velhinha...será que é tudo tão velhinho assim?); há os baús nas casas que enfeitam e onde se guardam as coisas que não cabem bem nos armários (a mamã põe lá cobertores, lençóis..tanta coisa que nem consigo lembrar-me de tudo)...mas...eu queria um baú diferente!

Dava voltas à cabeça, e ninguém entendia para que seria o tal baú!

- Filha, para que queres um baú?!
- Mamã, tu não entendes! Eu quero um baú vazio para poder encher. Tens algum MUUUUUITO grande?
- Não! Mas eu posso ajudar se me disseres para que precisas dele. O que queres lá guardar dentro, podes dizer-me?
- É difícil explicar aos crescidos porque vocês não entendem nada mas, eu vou tentar.
Quero um baú bem grande! Quero guardar coisas que possa saber onde estão e ir usando enquanto vou crescendo.
- E que coisas são essas, menina?
- São sonhos! Quer um baú de sonhos! O meu baú de sonhos perdidos! Então, eu tenho muitos sonhos - aquelas coisas que queremos muito ver acontecer um dia. Quero guardar todos no mesmo lugar para poder ir buscá-los quando eu estiver quase a conseguir tê-los a sério. Assim, vou buscá-los e, quando acontecerem posso tirar esse e meter outro sonho novo nesse lugar.
- Hum... e que sonhos tens tu perdidos?
- São taaaaaaaaaaaantos que me vou esquecendo e perdendo na minha cabeça, ficam baralhados, às vezes!! Achas que posso ter um baú para não perder mais nenhum? Eu prometo, ficam todos arrumadinhos como deve ser.
- Podemos tentar!
- Sabes, mãe, eu tenho sonhos muito importantes: poder namorar com o Miguel quando for crescida, ter um cão chamado Snoopy(daqueles beeeeeeem fofinhos), aprender tanto na escola que vou ser muito esperta e vou tratar das pessoas que ficam doentes mas... há um sonho que eu queria guardar sempre!!
- Qual?
- O de poder guardar sempre todos os sonhos e sonhar sempre mais! É que os crescidos, como não têm baús daqueles que eu quero, o dos sonhos, perdem os sonhos depressa e depois...já não sabem sonhar!



Janeiro 2012
Ana Simões

Porque sabe sempre bem escrever sobre crianças e como se fosse para crianças e... "é tão bom sonhar!"

3 comentários:

Maria disse...

Olha o que encontrei no meu baú:
http://www.youtube.com/watch?v=bMHZwoVFmnA&feature=related

Bom "jogar" na vida...
Sonhamos sempre em ser "surpreendidos" =)

Enchemos.
Bonita história!

Susana Vaz Pedro disse...

Que lindo, Ana!
Beijinho grande!
Susana VP

An@ disse...

Obrigada, Susana! Um dia vou pensar seguir a sugestão de algumas pessoas: pensar em escrever livros infantis ;) para já, não saem "do papel" *beijinhos