segunda-feira, maio 31, 2010

Ser mãe, como é?


Passamos o tempo e a vida a tecer comparações entre tudo e todos, entre atitudes e ditos.

No dia da criança fica-me a navegar por entre pensamentos de um mar agitado o que é e como é ser um bom pai!


Dei por mim, imensas vezes a repetir "eu não vou ser assim" ou "não quero ser assim". Sem dúvida que só a vida, o momento e o futuro poderá definir a postura de cada um perante a realidade de construir uma família e fazer dela a melhor de sempre, sendo esse, por norma, o sonho e desejo de cada um. Ser mãe é um desejo que se mantém firme desde cedo, mesmo quando me revolto com alguns dias e tento afastar a ideia de ter um filho. Prevalece, claramente, o coração perante tudo o que a razão possa tentar apostar para deitar abaixo essa magia.

Mas... como se poderá criar ou saber se somos bons pais ou não? Peranto o pouco que a vida tem ensinado, vou encontrando caminhos e descobrindo um pouco mais desta dúvida que assombra muitas cabeças, nomeadamente a minha.

Ser-se pai/mãe passa por um caminho difícil e muito inconstante. Exige a firmeza de um gesto ou de palavras e exige o colo mais acolhedor e quente do mundo inteiro; é um conjunto de opostos que raramente se cruzam ou, sei lá eu, se alguma vez cruzam caminhos. Ser mãe pede a amizade mais sincera e pura, mas grita pela distância que o respeito e autoridade impõem em muitos momentos da vida.

Ser mãe é sofrer enquanto se ensina uma criança que fez algo grave, é sentir o coração apertado enquanto se mantém a postura de severidade ou autoridade extrema; é sofrer-se por castigar os filhos pelos seus erros, sabendo sempre que é duro mas que faz parte de crescer; é não ceder às lágrimas doridas de mais um raspanete; ... é saber acolher uma conversa simples, sem nexo e sem organização sobre um dia cheio de brincadeiras, que soa a banal mas, tem tanto brilho no olhar; é saber trocar o conforto da cama e de um filme pelo chão da sala e um bebé de plástico; é saber ser criança e passar o papel de adulto ao filho; é saber explicar tudo, mesmo o mais difícil; ...


Ser mãe é, acima de tudo, ser-se sincera e apaixonada! É ser-se capaz de dar o mundo inteiro a um ser tão frágil e único! É ensinar todos os caminhos e mostrar ao filho que o mundo não é apenas bonito e que, cometemos erros pelos quais temos que pagar um preço e que, não somos perfeitos nem melhores que ninguém; e que sermos pequenos não é desculpa para termos a liberdade de fazer tudo!!


Ser mãe é ser especial! É ser amada e amar! É ser mãe e ter o dom de ter uma vida por dentro!


Ser mãe deve ser mesmo bom, apesar das lágrimas,das dificuldades e das dúvidas! Ser mãe é aprender todos os dias...


É ter uma criança que dá sentido à vida... e ser mãe é, certamente o momento em que a vida tem um sentido que não muda mais: fazer alguém muito feliz!!!

1 comentário:

Maria disse...

Sobretudo, ser ensinada a ser...

De facto, a maternidade exige um ser fértil...
Que produz constantemente os moldes da relação...
Que assim seja!

Um beijinho