sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Não raras vezes ouço a expressão pensar demais (eu própria já a utilizei uma ou duas vezes antes de me aperceber que estava a dizer uma coisa sem sentido!).

Não pensamos demais, apenas pensamos!
Acho que utilizamos esta expressão quando não gostamos de nos confrontar com aquilo que pensamos, quando decidimos conscientemente ao invés de enveredar por uma decisão pouco ponderada, por ser repentina e onde temos mais oportunidades de nos desculpar se alguma coisa corre menos bem ou mais desencontrada do que queríamos…


Há mais margem de manobra para falhar e não nos vemos encurralados em alternativas plenamente plausíveis que teremos que escolher.
Não é pensar demais, é perceber apenas que não temos apenas um caminho…e que decidir custa… E que vamos estar lá para receber as consequências e depois (mais uma vez) pensar (demais) sobre elas…

Ás vezes quando estamos a pensar ficamos com cara de parvos…( que é como quem diz confusos)!
Mas… e não temos também o direito de ser “parvos”?
Não seremos ainda mais parvos quando tentamos ter um ar inteligente?

Fazer burrices não é antónimo directo de pensar inteligentemente.
É que infelizmente não há articulação perfeita entre acção e pensamento!

P.S: acho que pensei demais para elaborar este post =)

2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
An@ disse...

Bom, pensar demais acho que pode ser visto como matutar demasiado nas coisas e sofrer com as coisas demasiado tempo...

É bom pensarmos... sermos parvos...

Tenho pensado imensas vezes que não tenho grandes conhecimentos, que nao sou "grande coisa" a muitos níveis mas que pelo menos consigo falar de sinceridade e das coisas que fazem parte de mim e da minha vida, ... muito disto é porque pensamos demais, porque pensamos em muita coisa, avaliamos e tentamos aprofundar as atitudes e vontades...

:)