segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Porque damos beijos?

Nunca fui muito beijoqueira! Não gosto! Não encontro sentido nos cumprimentos…
Não quer dizer que não goste de beijos.. Gosto sim.. e muito! Mas em momentos especiais, e não quando aparecem como ritual…
Talvez isso não me diga nada, porque nunca cheguei a compreender a verdadeira razão para as pessoas fazerem isso: DAREM BEIJOS (note-se todos os dias, quando se encontram):


1-Dizem que foram os homens árabes que inventaram o abraço. Ao tocaram-se os homens das tribos nómadas do deserto certificavam-se que o outro não levava armas;

2-Os esquimós beijam-se esfregando os narizes e aproximando a face para sentirem a respiração do outro. Tudo estratégias para se aquecerem com o toque e defenderem-se do frio!

3-Os russos dão dois beijos na face e um na boca; os franceses dão três beijos e os japoneses não podem tocar-se ou dar beijos em público porque isso não é muito bem visto!

4-Dizem até que há lugares onde as pessoas não se beijam mas arrancam as sobrancelhas com a boca. Quanto mais sobrancelha se arranca, mais se gosta…

5-Há quem diga que os beijos tiveram origem no costume das mães que trituravam os alimentos na boca, para os transformar em papa, e os passavam de boca a boca para os seus filhos.

6-Outros dizem que os beijos nasceram da imitação dos pássaros a darem de comer às suas crias…

7-Outra explicação é que o beijo surgiu quando os homens das cavernas tiveram necessidade de sal na alimentação e começaram a lamber as caras porque o suor é salgado…

Na verdade beijamo-nos porque precisamos de afecto e de sentir a proximidade do toque, num como quem diz: “quero-te bem”!


Mas fazemos isso conscientemente quando beijamos ou fazemos disso um mero ritual de educação que a sociedade convencionou?
Eu sei que muitas vezes o faço por conformidade social…
E sei que se soubesse antes dos pontos 5 e 7 daria muito menos beijos do que dou…
Uma boa hipótese seria mudar-me para o Japão…

Segundo Haselton beijar é simplesmente um teste de sabor, porque a saliva contém um composto informativo sobre o MHC (complexo de histocompatibilidade principal) já que tendemos a escolher um parceiro com um MHC diferente do nosso para diminuir o risco de o útero expelir o feto (e procriarmos com mais eficiência!).


Para ajudar à festa há ainda a "doença do beijo" que é a designação comum para a mononucleose infecciosa.


As populações afectadas dividem-se essencialmente em dois grupos: as crianças pequenas, que são frequentemente infectadas pelos pais durante manifestações de afecto ("os miminhos") ou por outras crianças, já que têm pouco pudor em lamber objectos já lambidos por outros meninos; e os adolescentes, que são infectados quando começam a beijar as namoradas(os).
O que quer dizer que um dos "episódios gripais" ao longo da nossa vida não foi mais que mononucleose infecciosa.


Para além disso, muitos beijos, durante um longo período de tempo pode ser uma forma de os homens passarem alguma testosterona (pela saliva) para a mulher, aumentando a sua excitação e tornando-a mais receptiva a maior intimidade.


Enfim…
Benditos beijos!

4 comentários:

An@ disse...

:)
beijos, beijinhos, beijocas...

momentos, situações, pessoas, relação, intimidade...

tanta coisa que pode provocar, evitar ou pedir um beijo...



ficam entao beijinhos para ti, querida gémea...daqueles mimosos e que gostas, tá bem? :)

Sérgio Lopes disse...

lol

Ana Neves disse...

Olá, minha linda! ;)

Em parte, não deixo de estar de acordo contigo, pois também por vezes não me apetece dar beijos... mas por outro nessas alturas tenho o receio de ser mal interpretada e ser considerada antipática ou mal educada. Segundo este ponto, acho que a educação ou a simpatia de uma pessoa não pode ser medida e vista desta maneira.

Por outro lado é muito bom receber beijinhos das pessoas que gostamos, família e amigos, principalmente naquelas alturas em que nos sentimos um pouco tristes... é uma boa forma de termos carinho por parte das pessoas que nos são queridas.

Envio-te os tão preciosos beijinhos, minha amiga! :)

P.S.:Hoje aprendi umas coisitas contigo... :P

Ana disse...

Olá linda grandes investigações que andaste a fazer ;) mais uma vez um assunto muito interessante...
Não deixas de ter razão que se tornou uma convenção cumprimentarmo-nos com dois beijinhos... Mas também acho que é agradável, principalmente com as pessoas que gostamos pois sentimos a necessidade do toque... Por isso aqui te deixo beijinhos e abraços, porque és daquelas pessoas especiais...

P.S. Ahh vou mandar para o teu mail aquele endereço de que falámos ;)